
O projecto para duas moradias geminadas insere-se num terreno localizado na freguesia de Frazão, concelho de Paços de Ferreira.
O terreno em questão encontra-se numa zona de construção bastante tranquila, que inclusive metade do terreno se insere em zona de RAN e REN.
A implantação procura estabelecer uma transição entre a rua e uma ampla zona verde ecológica, permitindo aos seus utilizadores apreciarem a paisagem e a natureza.
O terreno contém um desnível de quase três metros entre as suas extremidades e para combater este desnível projectou-se um piso acima da cota da rua e outro abaixo, direcionando todos os espaços de estar a sul/poente ( o lado contrário à rua principal), privilegiando o espaço exterior, a natureza e a privacidade dos seus utilizadores.
Ano | 2021
Cliente | Particular
Categoria | Arquitectura- Residencial
Estado: Projecto
Moradia Costa
A entrada das moradias para automóveis localiza-se à cota da rua, diretamente para uma garagem e para pedestres localiza-se no piso inferior da cota da rua, permitindo os seus utilizadores atravessarem um pequeno jardim tardoz que dignifica esta entrada e permite que quando o utilizador chega ao espaço social da moradia (sala de estar e jantar e cozinha) possa disfrutar do jardim tanto do lado norte como do lado sul, e tenham praticamente a todo o seu redor natureza viva. O piso superior, à cota da rua contém ainda dois quartos e uma suíte voltados todos eles a sul, com uma varanda comum, beneficiando mais uma vez da vista e da privacidade que o terreno ajardinado favorece.
A imagem e linguagem das habitações limpa e afirmada pelo jogo de cheios e vazios e diferentes materiais de revestimento. O betão e a madeira conferem um elemento de robustez e delicadeza ao edifício ao mesmo tempo. O facto da construção vista da rua parecer ter apenas um piso, fechado e sólido e de só do ângulo oposto do terreno se conseguir ter a perceção dos dois pisos de construção na sua amplitude e com grandes envidraçados permite uma total privacidade aos seus utilizadores.