Moradia Silva Pinto
O projecto da moradia unifamiliar insere-se num terreno localizado na freguesia de Figueiró, concelho de Paços de Ferreira. O terreno em questão encontra-se numa zona de construção bastante pacata apesar de estar perto de uma estrada nacional, porque tem uma linha de habitação entre o terreno e a própria nacional o que permite que seja próximo sem ter o perigo e o ruído que contém uma estrada movimentada. A implantação procura estabelecer uma transição entre essas habitações e uma zona de terrenos verdes sem exploração atual criando um espaço de continuidade e qualidade urbana. A implantação da moradia encontra-se praticamente à cota de entrada no terreno, de forma a não ser necessário quase nenhuma movimentação de terras nem muros de contenção.
Ano | 2022
Cliente | Particular
Categoria | Arquitectura - Residencial
Estado: Licenciamento
A habitação foi projetada num único piso com cuidado para que todos os espaços se voltassem para a piscina e zona de estar exterior. Volumetricamente define-se através de um retângulo recortado, construído ao centro do terreno longitudinalmente, de forma a aproveitar a maioria do terreno para o “interior” do mesmo de forma a que os seus utilizadores tenham alguma privacidade.
O interior da habitação relaciona o seu programa com o exterior. A entrada da habitação é realizada ao centro e relaciona-se directamente com a zona social, nomeadamente a sala de estar, sala de jantar, cozinha, escritório e casa de banho de serviço. Através da cozinha consegue-se também aceder pelo interior à despensa, à lavandaria e à garagem - todos estas espaços têm acesso através do interior mas também do exterior. Do lado Poente da moradia situa-se a zona privada da habitação composta por dois quartos com casa de banho partilhada e uma suite.
A entrada da habitação localiza-se a norte, tal como toda a fachada de entrada, praticamente todos os espaços interiores da moradia voltam-se para o lado contrário, por ser o melhor ângulo solar, mas também para que os seus utilizadores têm privacidade em relação a rua. Ao direcionar todos os espaços de estar para sul houve a necessidade de criar uma grande pala (única) para que o sol não incida directamente nas grandes fachadas envidraçadas.
A imagem e linguagem da habitação unifamiliar é depurada, limpa e afirmada pelo jogo de cheios e vazios e diferentes materiais de revestimento. Adicionalmente, assume-se um discurso de revelação dos usos interiores através de vãos diversamente recortados, evidenciando e enquadrando vistas desde o interior e procurando a orientação e iluminação adequada. A proporção e a dimensão dos mesmos confirmam a identidade e utilidade de cada espaço.